quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Vamos voltar ao passado


Feche seus olhos e lembre-se de quando tinha alguns centímetros e dois dentes da frente a menos, bem como joelhos arranhados e certos motivos a mais pra envergonhar sua mãe ao mangar, rir, urinar-se de tanto gargalhar, quando alguém se danava no chão bem na sua frente.


Lembre do quão bom era não ter que saber medir as palavras e falar o que "dava na telha" (gírias idosas), falar o que todo mundo naquele lugar queria dizer, mas não tinha a coragem nem a cara de pau de uma criança banguela, que, na cara-dura, olha praquela sua tia gorda e diz, inocentemente, com um sorriso enorme pra vaca cujas mãos pareciam ter um ímã direcionado às suas bochechas:


"Tia você me lembra o bichinho do filme que eu assisti ontem." Ela fica com um dedo de desconfiança, mas sorri disfarçadamente com aquele ar de sapa velha e mal comida e pergunta:


"Qual filme, meu xuxu?" Pentelha, sapequinha e serelepe, à espera da primeira oportunidade de destilar seu veneno pueril, a criança olha pra tia, abre o sorriso de orelha à orelha e fala:


"Free Willy..." Mesmo com todo a exacerbada falta de estima pela integridade moral da cara da sua mãe ao te ouvir falar o que ela própria havia pensado quando viu a gorda, digo, a tia com um maiô preto se jogando no açude de água barrenta naquele churrasco familiar.


Ó céus, como era bom o tempo que havia coisa melhor na tv pra se assistir. Na minha época? Não existia essas boiolagens encubadas de backyardgans não! É um absurdo, a gente vê hoje em dia, coitados, os garotinhos de 5 ou 6 anos... Tudo com a fala fina, e cérebros não condizentes com a realidade e ninguém sabe o porquê! A Discovery Kids nunca me enganou! Ela aliena as pobres criancinhas que ficam feito bocós, obsecadas por seus personagenzinhos um tanto afeminados!

Onde foram parar os bons desenhos que enchiam, de planos infalíveis, duplos sentidos, sarcasmo, trapaças e censo crítico os cérebros juvenis, mostrando-os a dura, maquiavélica e adorável realidade?


Eu estou falando de desenho, desenho de verdade, de DragonBall, de Samurai X, Tom e Jerry, Pica-pau, Caverna do Dragão, Pinky e Cérebro, Ursinhos Carinhosos, Power Rangers, Johnny Bravo! Onde foram parar O Laboratório de Dexter, Desenhos Incríveis - o show, Sheep na Cidade Grande, Eak - the cat, Gato Félix, Os Cãezinhos do Canil, Sailor Moon, Sakura, Capitão Planeta, Bananas de Pijama, Doug Funnie, Cavaleiros do Zodíaco, O Fantástico mundo de Bobby, Jetsons, Flinstones, Pernalonga & Patolino, Rugrats – Os Anjinhos, Du, Dudu e Edu, Os dois cachorros bobos, Pokemon, Digimon, Thundercats, BeetleJuice... Os desenhos de verdade?! O que há de bom hoje em dia além de Padrinhos Mágicos?! NADA! Tsc.. tsc..


E a diversão? Playstation 1, 2, 3? Gameboys? Jogos em rede? – Faz me rir, o máximo a que se chegava perto disso era quando seus pais te largavam naquela locadora e te deixavam lá por, sei lá, uma hora, no máximo, enquanto desopilavam de você tomando uma na Discot! Ao olhar de uma dessas crianças alienadas, isso parece um martírio, mas pra nós? Era a melhor hora da semana, mesmo sem os Playstations. Afinal tínhamos os Nitendo e Sega cujas fitas magicamente funcionavam quando você soprava o fundo delas, maravilhando nossa existência e dilatando nossas pupilas ao jogar Aladin e conseguir passar daqueles velhinhos filhos da puta que atiravam flechas, jogar Mário Brós e saber as passagens secretas que te faziam descer naqueles canos verdes e a felicidade inigualável de zerar o Sonic! Bons tempos, bons tempos.


Não se vê mais aqueles pivetinhos na calçada da casa dos avôs, nos sábados de tarde, jogando tazzo, brincando de pular elástico, ferrando a coluna dos primos ao brincar de borracha mamão, andando de um lado pro outro, um dia depois do dia da criança, com os patins novos pelos quais tirava o sono do papai e da mamãe desde o São João... Não se vê mais Barbies bonitas, nem a animação mais que efusiva de uma garotinha ao ganhar uma daquelas bonecas que mijavam, nem as bicicletas de rodinha sob os pequenos infantes circundando a Praça Cristo Rei, passando por cima dos velhinhos com cara de sítio que cuidavam dos carrinhos de confeito...


Onde foram parar as propagandas absurdamente apelativas? (Compre Batom, compre Batom, compre Batom) Ou os Jingles que não saíam da cabeça da gente? (Quem disse que não dá? Na Fininvest dá) Ou as aberturas de desenho que todo mundo decorava? (Açúcar, tempero, e tudo o que há de bom. Esses foram os ingredientes escolhidos para criar as garotinhas perfeitas, mas o professor Utônio acidentalmente acrescentou um ingrediente extra na mistura: O ELEMENTO X. E assim nasceram as meninas super poderosas: Florzinha, Lindinha e Docinho, para combater o crime e as forças do mal)...


E depois de ler tudo isso, eu abro os olhos e vejo na minha frente meu passado ao me olhar no espelho e digo: Porra, eu não cresci nada. Resenha. Eu olho e digo: SIM. Eu tive infância!


beijonãomeliga:*

{vírgula} n

10 comentários:

  1. Ow que lindo, SIM eu tive infância|2|
    "Nitendo e Sega, cujas fitas magicamente funcionavam quando você soprava no fundo delas" eu quase chorava nessa parte.ç_ç

    Mas pelo menos EU vivi isso, as crianças de hoje? Ah quem liga pra elas?

    ResponderExcluir
  2. EI, muita verdade ai.
    E tenho dito, aquelas vinhetas do Discovery Kids dos números e das cores tem mensagem subliminar pra abestalhar as crianças e tenho dito rs.
    Adooreeei o post e rialto com não se vê barbies bonitas e SIM eu tive infância [3]

    ResponderExcluir
  3. aquelas vinhetas do Discovery Kids dos números e das cores tem mensagem subliminar pra abestalhar as crianças [+1] eu ri alto com essa.

    essa juventude tá é perdida. feliz aquele que nasceu nos anos 90 *-*

    ResponderExcluir
  4. Nem o batom presta mais. Não é só a propaganda que mudou (comprei um com gosto de café).

    Quero voltar no tempo pq SIM, eu tive infância [4]*

    * pra continuar bonitinho *-*

    ResponderExcluir
  5. Quero voltar no tempo e assitir super-campeões de novo, réh. *-*

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente a infância atual está marcada pelos comportamentos "afrescalhados", fornecendo subsídios para que, ao menos em relação ao futuro, seja possível utilizar-se daquele famoso bordão: o mundo é (quase) gay.
    Realmente sentimos saudades ao lembrar das coisas boas que fazíamos durante os tempos de criança. Jogar bola no meio da rua, brincar de esconde-esconde, de tica, nada disso é visto atualmente. E, nesse ponto, pode-se dizer que os video games foram responsáveis pelo déficit imunitário do qual sofrem muitos jovens hoje.

    ResponderExcluir
  7. SIM. Eu tive infância [5]

    Ameeeii o blog *---*

    ResponderExcluir
  8. cara :O vs esqueceu dos teletubbies (R) kk
    amei, amei , amei *----*

    SIM. Eu tive infância +1

    ResponderExcluir
  9. Caraaaaca, AMEI o post *-*'
    essa é a maiis pura verdade, eu só lembrei de quando eu ficava horas na locadora, jogando super mario HSUIAHSUIA' ;P
    Era tão boom aqueles tempos, pena que não podemos voltar :~

    SIM. Eu tive infância [/7

    ResponderExcluir