segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Pode até ser meio bosta, mas nem fede tanto assim

Era uma vez um lugarzinho no meio do nada, sem sabor de chocolate, e com um cheiro não muito agradável de estrume de vaca em determinados pontos nem tão isolados assim. Bem vindos ao subdesenvolvimento emergente interiorano, posto que já temos política do pão-e-circo com direito a eventos monumentais para deleite de toda a massa populacional, coca-cola e lan houses - sendo que a saturação do último item no comércio local toma proporções absurdas chegando a pelo menos uma a cada esquina tornando a inclusão digital cada vez mais acessível, fazendo da internet um ambiente cada vez mais depreciativo (ou não, quem sabe).

Hipocrisia nunca foi muito a minha praia, logo, obviamente admito, cidades como a minha tem lá seus encantos. Belas paisagens, ruas históricas (tipo a VPA), com pontos de diversão altamente atrativos no meio do mato e afins, mas não estamos numa daquelas propagandas de cidades turísticas pelo Brasil que passam na Globo nos intervalos, ora bolas.

Estamos falando das cidades rotineiras que preenchem este país de cabo a rabo e que raramente passam no Jornal Nacional, coleguinhas. Onde pode não haver a mesma violência em níveis exorbitantes, mas há bocas de crack acessíveis ao atravessar a rua, homens são mortos à facadas em praça pública no meio de festividades locais e, o pior de tudo, jovens carentes de boas influencias musicais, gerando um surto de sertanejo universitário e músicas internacionais de renome sendo plagiadas e dizimadas por versões forrózisticas que acabam por tirar delas toda sua essência (uma vez que "Meu anjo azul" está para "Because of You", assim como "Paulinha" está para "Can't Live", ou seja).

Estamos tratando daquelas típicas sociedades retrógradas (com suas exceções, obviamente) mas não há como negar nem fingir que as pessoas discutem, opinam sobre, e se importam com a vida alheia, mais até do que com as suas próprias. Ideais extremamente ultrapassados, onde o que é diferente deve ser exterminado - que vão das roupas fora do comum e cabelos de cores não-convencionais, até as questões sexuais, amorosas. Estilo e personalidade muitas vezes combatidos porque ensinam as criancinhas que "é bonito ser igual aos outros", em todo o abrangente significado que a expressão pode ter.

Podemos não ter shoppings, cinema e nem mesmo McDonalds por aqui. Só que, assim como nas grandes cidades, ainda temos esgotos a céu aberto, precariedade na saúde pública, políticos corruptos, gente fútil - apenas em diferentes proporções (para maior ou menor). Podemos não ter grandes edifícios lotados de gente importante, caos no trânsito, nem transporte coletivo. Mas a gente já tem até favela, refrigerante com gás, tráfico de drogas com estágios alarmantes, internet e tv a cabo. Além, é claro, daquele cheiro bom de casa de vó, do gosto maravilhoso daquela boa, típica e velha comida caseira que só pedaços de fim de mundo esquecidos por Deus podem ter.

Ah, e só um detalhe: A gente ainda pode respirar em paz sem ter o pulmão manchado pela poluição ou perfurado por uma bala perdida - por enquanto. Olhando de perto, vivendo na pele, pode até ser meio bosta, mas nem fede tanto assim. (Y)

Beijonãomeliga ;*
@luiza__

15 comentários:

  1. Adorei o texto, muito bem escrito. Na realidade, vc falou tudo. Não vamos negar que ir a uma cidade grande de vez em quando é bom, mas quer saber? Lugar bom é aqui, mesmo tendo que conviver com essas peródias infernais.
    Bjs

    @MarcusIssler

    ResponderExcluir
  2. eu concordo. apesar dos MUUITOS pesares, currais novos é um lugar bom de se viver *-*

    ResponderExcluir
  3. Dizem por aí que a grama do vizinho sempre é mais verde do que a nossa. Simples: concrete seu quintal. HAHAHA.

    E todo mundo diz que a vida em sua cidade está cada dia mais insuportável. Só quero ver quem vai pular primeiro. HAHAHAHA.

    Parabéns! Excelente post. Ótimo retrato da pequena (e ainda pra mim desconhecida) Currais Novos.

    Deste paulista incorrigível,
    @thiagueiras

    ResponderExcluir
  4. ahhhhhhh, concordo em tuuuuuuuuudo.. rs

    ResponderExcluir
  5. " É por isso que eu te amo, Currais Novos" (8)

    @c_izzi

    Deixo claro que: o meu comentário era lindo, mas a porcaria travou aqui e cagou tudo.--'

    ResponderExcluir
  6. Não troco a minha liberdade de atravessar a cidade às 3 horas da madrugada com o meu celular nas alturas tocando a minha música predileta de DDB (-n) por qualquer cidade grande. E tô falando sério minha gente!

    ResponderExcluir
  7. Para os leigos.

    VPA = Mais conhecida como fic(ou trep)ódromo, rua localizada nas imediações das praças do centro de CN. Menininhas bem intencionadas, desconfiem se o fifi começar a te levar pela mão praquelas área, porque boa coisa ele não quer hein? (O mesmo vale pra rua da feira - e seus becos escuros, ai jesus.

    ResponderExcluir
  8. Temos aí uma das mais criativas descrições da cidade de Currais Novos. Realmente, se você quiser conhecer/visitar a cidade, leia antes este post. Ficou muito bom. Espero que os próximos posts continuem neste alto nível de escrita.

    ResponderExcluir
  9. Não conheço vc mas tô conhecendo seu blog,e a partir de hoje vou ficar acompanhando... =D
    Parabéns! ótimo post.
    Só saio dessa cidade se for por um motivo extremo. Currais novos no ♥

    ResponderExcluir
  10. Incrível como tudo que está escrito aí bate 100% com minha opinião =D Muito bom Luiza, de vez em quando é agradável ler umas verdades *-*

    ResponderExcluir
  11. Ah, qualé, eu MORAVA na VPA, ok?

    Sim, eu amo minha cidade. Amo poder sair loucamente da minha casa e chegar em qualquer destino que eu quiser (menos na escola porque é quase em outro estado) sem precisar de ônibus e tudo mais.

    Nossa pacata cidade tem passado por algumas mudanças, mas ainda é aquela cidadezinha de interior onde se coloca cadeiras na calçada pra falar da vida alheia :)

    CN <3

    ResponderExcluir
  12. Morar na cidade tem suas vantagens! Porém por alguma razão eu amo uma música da Elis que tem as seguintes palavras "Eu quero uma casa no campo..." E viva Currais Novos :D

    ResponderExcluir
  13. gostei do seu texto, muito real, nem degrada totalmente nem faz aquela apologia chata típica dos moradores de recantos escondidos, gostei muito. Parabéns. @lucianonunez

    ResponderExcluir
  14. Lui sou sua fã!Ja falei néh rs

    ResponderExcluir
  15. Nossa...li esse post e tive a sensação de que moramos na mesma cidade...Enfim, sinto o ar poluído das cidades grandes de vez em quando,mas confesso que gosto do ar puro de minha cidadezinha,mesmo não pretendendo ficar por aqui por muito tempo...adorei seu post!
    ;**

    ResponderExcluir